segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Campanha repercute no Twitter e recebe apoio nacional


O movimento criado pelos estudantes de Comunicação da UFRN #QueremosUmJornal está crescendo e ganhando voz no microblog. A vontade de ver a ideia pioneira se tornar concreta (no sentido literal da palavra) já contagiou professores e alunos, até mesmo fora do estado.Veja os depoimentos de quem apoia nossa campanha:

"Há 22 anos que leciono jornalismo na UFRN e há 22 anos apoio, incentivo e participo dessa campanha 'Queremos um jornal' - realizada de forma persistente e descontínua por várias gerações de estudantes de comunicação.[...] Chega agora a hora de movimento de formalizar em campanha organizada e que os diversos veículos, fazines, mídias (que serviram de laboratório provisório aos estudantes) se institucionalizem definitivamente em um jornal independente." (Prof. Marcelo Bolshaw)

"Manifesto todo apoio à criação do jornal do curso de Jornalismo da UFRN. Que tenham sucesso e sejam exemplo para os cursos de Jornalismo." (Prof. Tomás Bastos)

"O movimento de vocês deixou-me extremamente sensibilizado numa luta que não só eu, seria muita pretensão de minha parte, mas uma centena de colegas, amigos e amigas vêm levando há muito anos em defesa do Jornalismo. [...] O  Jornalismo é utopia realizável de um compromisso histórico com a verdade, a ética, a liberdade e a democracia. Por isso, enfatizo, ações como esta dos colegas, alunos e alunas de Jornalismo do Rio Grande do Norte têm tudo para virar uma grande campanha nacional em defesa do Jornalismo que mobilize toda a sociedade. Precisamos ainda reforçar o trabalho que vem desenvolvido de uma forma incansável pelas entidades do campo, respeitadas as suas singularidades, Federação Nacional de Jornalistas, Fórum Nacional de Professores de Jornalismo e Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo. Concluo apropriando das reflexões de Paulo Freire para o campo jornalístico. A eficácia da atividade jornalística e o conhecimento do Jornalismo estão intimamente ligados ao que Freire colocava como a capacidade de abrir a “alma” da cultura, de aprender a racionalidade da experiência por meio de caminhos múltiplos, deixando-se “molhar, ensopar” das águas culturais e históricas dos indivíduos envolvidos na experiência. É dimensão crítica do conhecimento jornalístico, num imbricamento entre teoria e prática. Mais uma vez parabéns ao “povo” do Jornalismo do Rio Grande do Norte." (Prof. Alfredo Vizeu)



"Além de parabenizar os estudantes da UFRN pelo lançamento da campanha ("Queremos um jornal"), registro aqui um desafio para que a gente possa, em nível nacional, a partir de nossas escolas, rediscutir o legítimo papel que o jornalismo vem desempenhando... Sucesso desta (democrática) ousadia!" (Prof. Sergio Gadini)


"Os estudantes de Jornalismo da UESPI e da UFPI deveriam se inspirar na campanha #QueremosUmJornal dos estudantes da UFRN." (Prof. Orlando Berti @orlandoberti)

E que venha muito mais!

Sigam: @queremosjornal e acompanhem as novidades.

Um comentário:

  1. #queremosumjornal

    Parabéns pela iniciativa super apoiada, encorporada e divulgada por todos os estudantes de Comunicação Social da UFRN!
    Estamos nessa! :)

    ResponderExcluir